“Você conseguiria imaginar uma
professora de educação física dando aulas de vestido de salto alto ou uma advogada
indo para uma audiência com roupa de
academia?”
Imagem & estilo
Você sabia que escolha de cada peça do seu vestuário reflete na
personalidade?
Pois bem a aparência é uma
importante ferramenta de comunicação, as pessoas fazem uma leitura através da
percepção visual, ou seja, ou outros nos
veem o partir da forma que nos apresentamos.
Quanto mais próxima a percepção é
da forma que realmente somos, mais poderosa será nossa imagem.
O impacto da imagem no sucesso profissional e pessoal:
Tudo
que as pessoas inferem sobre nós é baseado no que nos comunicamos, tanto
verbalmente quanto visualmente.
Estudos
comprovam que 35% é a verbal e 65% é a não verbal, percebam que a comunicação
não verbal abarca grande parte do estudo.
Primeiras impressões:
Ao
ver a pessoa pela primeira vez, costumamos fazer julgamento imediato baseado no
seu visual.
Pesquisas
nos mostram que 10 segundos é o tempo que levamos para avaliarmos uma pessoa, se
a mesma é atraente, amigável ou semelhante a nós socialmente, após julgamos
tais características, partimos para a segunda fase que é a personalidade, confiabilidade e situação financeira.
Credibilidade visual no trabalho:
Se
você mantiver uma consistência em sua imagem no ambiente de trabalho, você será
vista com mais profissionalismo, isso significa adotar um estimo e manter esse
mesmo padrão de vestimenta o tempo todo.
Importante
que sua imagem profissional seja coerente com a Imagem corporativa da sua
empresa, com o seu ambiente profissional, com seus talentos e habilidade.
Você
conseguiria imaginar uma professora de educação física dando aulas de vestido
de salto alto ou uma advogada indo para uma audiência de roupa de academia?
Credibilidade
visual na vida social:
Com
a nossa imagem e estilo, imprimimos a nossa marca no mundo e reforçamos quem
somos.
Isso
acaba gerando uma sensação de segurança e conforto para aqueles que nos
rodeiam, já que ninguém gosta de se relacionar com as pessoas de uma forma
diferente a cada vez que a encontramos.
Exemplo:
Colabora 01 – Ela sempre vai com
roupas completamente diferente durante a semana, vestido curto com bota até o
joelho, roupa hippies, social, calça boca de sino bem comprida com sapatilha e
sinto grosso por cima da blusa e por ai vai....
Ao
analisar a colaboradora 1, ela se apresenta de forma bastante variada e assim não
constrói uma identidade visual, ela adota diversas roupas da moda se tornando
assim uma funcionaria: Caixinha de Surpresa
Colabora 2: Segue uma linha mais descontraída
não abrindo mão da feminilidade ou seja, sapatos seguindo a mesma linha de
altura, um calça social com blusa sem decote, blusas de lacinho, saia até o
joelho com uma sandália, calça jeans com um scarpin e camisa social de manga
comprida, lembrando que a maioria de suas blusas tem tons neutros e estampas
discretas, na parte de baixo procura usar sempre um tom único de calça ou saia
deixando estampas e cores para aparte
superior e acessórios discretos e unha
tons claros.
Você
percebeu a importância da imagem tanto no ambiente profissional como no pessoal, ter uma imagem
coerente ajuda a criar a nossa marca pessoal no mundo, e assim trabalharmos no sentindo
de alinha nosso estilo as nossas expectativas.